Um olhar fotográfico

Por Aline Bassanesi

O Colóquio realizado pela Unemat, Campus de Alto Araguaia, teve sua primeira noite de sucesso. Na segunda (05), a abertura do evento contou com a mesa redonda, ministrada pelos professores da Universidade com o tema, “O curso de jornalismo e sua interdisciplinaridade: novas fronteiras do conhecimento”. O debate teve iniciou as 19h e os acadêmicos participaram com questionamentos a cerca do tema.

Mas antes de iniciar os debates da mesa redonda, no corredor da universidade já acontecia uma exposição de fotos realizada pelos acadêmicos do 3°, 4° e 5° semestre de Jornalismo. A exposição foi realizada com diversos temas, como meio ambiente, turismo, esporte, retratos, entre outros. A iniciativa da exposição foi dos próprios acadêmicos em parceria com a professora Thais Campos, que ministra as disciplinas relacionadas a fotojornalismo.

“É com esse tipo de trabalho que além de despertar o interesse dos alunos a procurar por essa atividade, é possível obter a troca de conhecimento com outros colegas”. Explica a acadêmica do 5° semestre, Alvarina Patrícia, que usou como tema fotográfico o meio ambiente e o turismo na cidade de Alto Araguaia.

Trabalhos como esses na Unemat de Alto Araguaia não são vistos com freqüência e quando acontecem são bastante prestigiados pelos acadêmicos e professores. Segundo a professora Thais Campos esse tipo de evento é de grande importância, principalmente porque a iniciativa partiu dos alunos. Isso mostra que existe um empenho entre os estudantes de estarem aperfeiçoando os seus conhecimentos. “Produzir e poder mostrar isso para toda a universidade, já os empenham a trabalharem melhor”, finaliza a professora.

A disciplina de fotojornalismo leva até o acadêmico um olhar critico e uma nova forma de ver o que está além das lentes da maquina fotográfica.  “Trabalhar com ensaio fotográfico desperta o olhar jornalístico acadêmico. Procurar fazer uma foto analisando o todo em que a compõe, não tirá-la apenas por tirar, mas focando nela a imagem que deseja passar para o seu público, isso é fotojornalismo.”, acrescenta Alvarina Patrícia. Os estudantes mostraram isso em toda a exposição, com fotos recheadas de emoção que falam através de um olhar a exposição foi um sucesso e continua até o término do IV Colóquio.

~ por alinebassanesi em julho 11, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: